Faz um bom tempo desde a última pessoa que eu realmente gostei. E apesar de não pensar nisso o tempo todo, esses dias isso me tem vindo à mente. Fato é que 20 anos da minha vida se passaram e com eles se foram todos os meus "amores". Pensando nisso, há um texto que tem chamado muito a minha atenção, lá do nosso famoso I Coríntios 13, que diz:
“Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito
desaparecerá.”
Texto fora de contexto é um problema, então precisamos relembrar que Paulo durante todo capítulo fala sobre o amor, como um "caminho mais excelente", após falar dos dons no capítulo 12. O mais importante é entender que ele está falando de Deus, não do amor romântico que conhecemos. Mas se tomarmos esse texto como referência para nossos amores, inclusive românticos, nos sairemos muito bem, porque esse é com certeza a melhor forma de expressão de amor.
Dito isso, prossigamos. Apesar de nunca ter namorado e não ter vivido nada do que o namoro implica, tive meus momentos de "amor" e que como eu já disse, passaram. Mas essa afirmação de Paulo é muito interessante. Quando vier o que é perfeito... quer dizer que o perfeito vem. E eu já tenho idade suficiente para entender que o perfeito não é um príncipe encantado, não é o cara lindo e maravilhoso que te entende e que faz tudo para te agradar. O perfeito é a vontade de Deus, que é declaradamente boa, perfeita e agradável, como está em Romanos 12:2.
O perfeito é aquilo que se encaixa nos sonhos e na vontade de Deus para você e que faz com que seus medos, suas dúvidas, suas inseguranças vão sendo vencidos ao longo do caminho. O perfeito é aquilo que faz com que o imperfeito desapareça. Todas aquelas tentativas vãs. Todas aquelas expectativas e investidas frustradas. Todas as desilusões amorosas. Tudo aquilo que não condiz com os planos de Deus. Isso é o imperfeito. E a promessa é que isso vai desaparecer quando o perfeito chegar. Porque o amor que vem de Deus lança fora todo medo. O amor que vem de Deus é sincero e claro. É perfeito e ponto.
Por favor, não me entendam mal. Não sou simpatizante e nem estou escrevendo a favor desas correntes "Espere pela pessoa certa", "Deus tem o cara perfeito para você, princesa". É claro que tenho orado para que o Senhor coloque em minha vida alguém que O ame acima de tudo e que deseje fazer o compromisso de estar ao meu lado até que a morte nos separe, mas tenho fé de que o que é perfeito virá na minha vida. Não um necessariamente namorado, mas a vontade de Deus, seja ela qual for (o que pode ser inclusive não ter um namorado, misericórdia, Deus, haha).
Não sou boa em demonstrar meus sentimentos e ao mesmo tempo levo toda essas coisas do coração bastante à serio. Pelo amor de Deus, não tem nada disso de que eu escolho demais, ou que sou melhor do que alguém (afinal, quem sou eu para me achar melhor que alguém ou para ficar cheia de requisitos?), mas é que eu quero algo que seja consciente e verdadeiro. Quer dizer que a pessoa precisa saber quão chata eu realmente sou e precisa sinceramente querer estar nesse relacionamento, porque só assim ela terá forças para escolher prosseguir comigo.
Enfim, já sei que fazer as coisas por mim mesma não dá, então a melhor escolha é esperar o que é perfeito chegar. E para isso Paulo nos deu uma dica:
"Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede
consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz
será convosco." 2 Coríntios 13:11
O que importa é que o Deus de amor e paz está conosco ;)