30 de abril de 2019

O instante existe

A Viviane, do blog Dreamland, faz essas ilustrações super fofas e bonitinhas, que ela intitulou de Cinnamon Series. O site é atualizado semanalmente com tirinhas ou ilustrações de 3...
Ilustração: Viviane Tavares

Esses dias me peguei cansada e insatisfeita, preparando uma aula para o dia seguinte. Aquele momento era a materialização de um dos sonhos da minha vida, que é ser professora, mas por vários motivos (as aulas não têm sido como eu imaginava) eu não estava realizada, pelo contrário, me sentia descontente.

Enquanto isso, na mesma semana eu fui a dois velórios, que me fizeram lembrar da efemeridade do viver.

Entre uma lágrima e um pensamento, Deus amavelmente falou comigo que enquanto eu estou cansada demais, insegura demais, problematizando demais sobre as tudo o que Ele tem me dado aqui e agora, essa é a vida, esse é o instante que existe. Enquanto eu coloco peso sobre as coisas que não têm importância, ou aguardo que algo aconteça (quando eu finalizar meu mestrado, quando meu cabelo crescer, quando eu aprender tal coisa), a vida está acontecendo, e eu não a estou vivendo plenamente.

Percebi que tenho dado muito valor a coisas/aspectos/circunstâncias que podem até ser importantes para mim, mas que me impedem de ver o todo, de viver em alegria, de ser autêntica, de escolher a melhor parte, que é desfrutar o que Deus faz hoje. Tenho andado insatisfeita, como se algo estivesse faltando para eu começar a ser feliz. Mas me lembrei que a vida é aqui e agora. Nós não sabemos se haverá amanhã. E mais, não temos nenhuma garantia que o amanhã será como esperávamos que fosse. Ou eu sou feliz agora, com o que eu sou, com o que eu dou conta de ser, com as circunstâncias que Deus está me permitindo viver, ou eu vou esperar um estado perfeito do por vir, que pode nunca chegar, e que quando chegar eu já almejarei outras coisas.

A Bíblia, como sempre, falou a esse respeito, em Eclesiastes:
" É muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais" - Eclesiastes 6:9 (NTLH)