6 de março de 2012

O poder da mente




O poder da mente. Parece até título de reportagem da Veja. Mas isso é sério, galera. Quantas vezes você se pegou pensando algo que não deveria? Eu posso dizer para vocês que o meu maior problema com o pecado hoje é em relação aos meus pensamentos. Afinal de contas, um impulso nervoso demora menos de 1 segundo para ser transmitido. E nesse 1 segundo milhões de julgamentos, reclamações, desejos, acusações e preconceitos passam pela minha cabeça. É tão fácil eu olhar para alguém e construir o meu conceito sobre ele baseado nas minhas observações. É tão fácil eu xingar e maquinar contra aquela pessoa chata na minha mente. É tão fácil eu desejar algo/alguém nem que seja por alguns instantes.

Desconsidere o meu mínimo conhecimento sobre a mente humana e raciocine comigo: no seu cérebro há o consciente e o subconsciente. A parte Consciente tem a função de tomar decisões, raciocinar, escolher, decidir e pensar, enquanto o Subconsciente armazena lembranças, é intuitiva, cria comandos automáticos. Então, quando você pensa coisas que não quer pensar, está usando o seu subconsciente, que infelizmente foi contaminado por coisas que você já viu, ouviu e experimentou em sua vida. 

Mas há esperança! O seu consciente é a saída. A partir do momento que meditamos na Palavra de Deus, estudamos as Escrituras, colocamos na nossa mente que somos filhos do Senhor, que precisamos ter uma postura diante dele a nossa mente é renovada! No texto super conhecido de Romanos 12: 1 e 2 diz assim: "Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto RACIONAL de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua MENTE, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

Perceberam? A transformação da nossa vida ocorre quando o nosso consciente é cheio do Espírito Santo, quando alimentamos a nossa mente do que é útil. Assim, garantimos que faremos as escolhas e tomaremos as decisões coerentes com aquilo que Deus quer para nós. E isso é um processo diário que depende de mim e da minha decisão de investir tempo para aprender as coisas do Reino. Não se engane: Jesus realmente dá a devida importância ao coração e deseja trabalhar os nossos corações a fim de que ele seja puro e reto. Mas as maiores batalhas espirituais são travadas em nossa mente. É ela que, em última instância define o seu comportamento.

Portanto, que estejamos atentos e sigamos o conselho do nosso amigo Paulo para que a nossa vida espiritual se desenvolva e sejamos transformados a fim de termos a mente de Cristo.

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, SEJA ISSO QUE OCUPE O VOSSO PENSAMENTO." Filipenses 4:8