2 de maio de 2013

E os POBRES?


Essa é uma pergunta que tenho me feito. A realidade é assustadora: 16,27 milhões de brasileiros vivem em extrema pobreza (segundo notícia do globo.com). Você sai e vê pessoas na rua, você vê nos noticiários a situação do sertão brasileiro e dos países africanos... incomoda, choca, nos enche de dó, mas e ai? Continuamos com uma rotina simplesmente frenética, correndo atrás dos nossos sonhos, trabalhando, estudando, fazendo coisas na igreja.... mas OS POBRES CONTINUAM AI.

E o que a Bíblia nos diz sobre isso? Temos várias referências aos pobres na Bíblia, principalmente no Novo Testamento. Eles sempre foram marginalizados; mas quando Jesus veio, Ele teve COMPAIXÃO deles, curou a muitos e anunciou o Reino de Deus a eles.
"Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho" Mateus 11:5
Além disso, temos menções aos pobres como: 
"Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado" - Provérbios 31:20
"Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me." - Mateus 19:21

Confesso que isso me preocupa muito. Porque nós todos concordamos que os pobres precisam ter oportunidades, certo? Mas o que temos feito? O que podemos fazer? Dar esmola? Fazer ação social uma vez por ano por desencargo de consciência?
A vida é corrida, temos muitos afazeres, mas antes de toda complicação a que chegamos o mandamento é claro: AME AO SEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. 

Não estou dizendo que temos que vender tudo o que temos e dar aos pobres. Não estou dizendo que conseguiremos acabar com a pobreza. Só estou dizendo que não podemos nos fechar no nosso mundo e esquecer a realidade lá fora; não podemos nos esquecer dos pobres e dos que vivem marginalizados.