18 de agosto de 2013

O melhor e mais sincero relacionamento

O nosso Deus é um Deus vivo. Ele nos ama e deseja ter um RELACIONAMENTO conosco. Sim, estou fazendo analogia a um relacionamento humano mesmo. E nesse caso, para que o nosso relacionamento com Ele seja de sucesso, quer dizer que precisamos:

1. Dedicar tempo a esse relacionamento- não existe relacionamento sem interação e esta por sua vez demanda tempo. E inclusive demanda exclusividade. Há momentos que você precisa estar apenas com o seu amigo, é o momento só de vocês, de parar e ouvir o que o outro tem a dizer. 

"Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á." Mateus 6:6

2. Conversar com Ele- o diálogo é um ponto crucial para todo e qualquer relacionamento. Conversar, dizer das angústias, compartilhar ansiedades e alegrias, contar como as coisas andam, pedir conselhos, ouvir repreensões, tudo isso faz parte do relacionamento humano. E com Deus não é diferente. Ele quer nos ouvir. Ele quer falar conosco, acredite. Muitas pessoas, inclusive eu, acham muito difícil ouvir Deus falar e ficam sem entender como outras pessoas têm tantas experiências lindas com o Senhor. O segredo (que não é segredo nada, é o óbvio) está aqui: no relacionamento. Quando você não conhece muito uma pessoa, você não tem assunto com ela. Fica aquele clima chato, cada hora você se esforça para puxar um assunto e torce para que ele dure tempo suficiente  pra você pensar em outro. Mas quando você conhece a pessoa e tem costume com ela, você não precisa inventar assunto; ele surge. Surge porque vocês estão ambientados (não necessariamente estão no mesmo ambiente físico, mas fazem parte de um mesmo ambiente de relacionamento) e vocês simplesmente estão acostumados um com o outro; sabem do que conversar e a conversa flui. Ele sabe que é seu amigo e que portanto pode falar com você.

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." Jeremias 33:3

3. Pensar nEle- não podemos pensar em Deus apenas naquele momento que dedicamos  exclusivamente a Ele. Deus precisa estar nos nossos pensamentos durante todo o dia, para que assim tudo o que falarmos esteja relacionado a Ele.  Para que a nossa vida seja um testemunho vivo do amor de Deus. Louvores, versículos e palavras precisam ocupar o nosso pensamento e transbordar para que os outros possam ser afetados pelo seu relacionamento com Ele.

 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Fp 4:8

4. Abrir mão da nossa vontade para fazer a dELE - quem nunca deixou de fazer o que queria para agradar o amigo? O mais natural quando se ama alguém é buscar fazê-lo feliz. Você fica feliz quando o outro está feliz e por vezes chega a abdicar do seu bem estar ou de algo que queria muito, porque mais do que coisas materiais e terrenas, você quer ver o outro feliz. Por que não temos esse mesmo sentimento por Deus? Porque não o consideramos verdadeiramente nosso amigo?

" Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." I Co 10:31

5. Falar dELE e apresentá-lo aos outros- você tem orgulho e ter os amigos que tem? Você fala deles e quer que todos os conheçam? Com Deus é a mesma coisa, precisamos ter a necessidade de falar de Jesus e se Ele é tão importante e maravilhoso assim, iremos querer que todos o conheçam, não é?


"O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos". Isaías 61:1-2