5 de maio de 2014

Papo reto com a alma.

Acreditamos que o homem é composto por Corpo, Alma e Espírito, como está em I Ts 5:23, que diz que: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
O corpo nos coloca em contato com o mundo natural, é a nossa "casa terrena" o espírito é a nosso contato com o mundo espiritual.
Hoje queria falar especificamente sobre a alma.  Ela é considerada a sede da nossa personalidade, do nosso “EU”, concentrando as principais características do ser humano, como amor, idéias, pensamentos, vontades. E o importante é que assim como não podemos deixar nosso corpo, nossa carne prevalecer, também não podemos "deixar barato" com nossa alma.
Na própria Bíblia muitas vezes faz-se referência às pessoas como almas. Mas o que mais me chama a atenção é em Salmos que por muitas vezes os salmistas conversam com suas almas. Eles sempre estão dando ordens para suas almas para que elas confiem no Senhor e louvem o seu nome.

Em Salmos 42:11 (um dos meus preferidos) o salmista confronta a alma dele, perguntando qual o motivo de sua tristeza; e ele conclui ordenando à sua alma que espere em Deus:
"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus."

Salmos 103:2 diz para que a nossa alma não se esqueça de nada que o Senhor fez por nós:
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios."

Nos Salmos 116:7 o salmista diz para que a alma dele descanse em Deus porque Ele a faz bem:
"Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem."

E mais uma vez em Salmos 146:1 o salmista ordena à sua alma que louve ao Senhor:
"Louvai ao Senhor. Ó minha alma, louva ao Senhor."

Não é atoa que os salmistas tiveram esse "papo reto" com suas almas. Nós, representados por nossas almas, temos a facilidade de nos perturbarmos e nos esquecermos do Senhor e da sua grandeza. Ficamos ansiosos e buscamos realizar as coisas pela nossa própria força.
Mas precisamos sempre nos lembrar que o Senhor está acima de tudo e então acalmar a nossa alma, confiando nEle e sempre louvando o seu nome.

Vale a pena gravar esses versículos e repetir para nossas almas!