13 de março de 2016

Viva às memórias!

Um prazer atinge sua plenitude somente quando é relembrado. Homem, você está falando como se o prazer fosse uma coisa, e a lembrança outra. Tudo é uma coisa só. O que você chama de lembrança é a última parte do prazer [...]. Quando você e eu nos conhecemos, o encontro terminou bem rápido: não foi nada. Agora ele está crescendo  à medida que nos lembramos dele.Mesmo assim sabemos muito pouco a respeito dele. O que ele vier a ser quando eu me lembrar dele na minha morte, o que ele operar em mim em todos os dias até aquela hora... esse é o verdadeiro encontro. O outro foi só o início. 
[...]
Na verdade - prosseguiu- o poema é um bom exemplo. O verso mais esplêndido atinge o seu completo esplendor somente por intermédio de todos os versos que o acompanham. Se você voltasse a ele, haveria de consider á-lo menos esplêndido do que imaginava.
C.S. LEWIS - Além do Planeta Silencioso (pg. 96 e 97)

Esses dias estava refletindo sobre os momentos na vida que mais me deixaram contente e me dei conta que são diversas ocasiões e circunstâncias: desde momentos de jantar com meus pais, viagens, saídas com os amigos, ser bem recebida por pessoas que eu não via há muito tempo...
Mas o que esses momentos têm em comum é que eles viraram MEMÓRIAS para mim. E me dei conta o quanto essas memórias é que movem minha vida.

O que mais me deixa feliz é olhar para trás e perceber que meus momentos foram bem vividos. E como bem vividos quero dizer na presença de pessoas que amo, com boas risadas, aproveitando aquele instante para lembrar dele depois com imenso carinho. Simples assim. Olhar para trás ter a certeza que tenho histórias para contar, que minha existência foi preenchida por ocasiões felizes, por pessoas especiais. Que vou terminar a vida e ter a certeza que foi cheia de experiências que me fizeram crescer, aproveitando o que Deus me deu.

A maior satisfação é a lembrança de que os bons momentos existiram. Por isso, façamos como a música Montreal, dos Arrais: plantemos memórias dessa vida e as reguemos com recomeços, se preciso for.