21 de junho de 2016

O dia que ficamos chatos

Estava viajando para Ipatinga de trem. Fazia um bom tempo que não ia para a cidade onde cresci, construí laços e tenho família. Era feriado, o que a gente quer é descansar em feriado; nesse caso, ficar indo e voltando de Ipatinga na verdade cansa. Para piorar, eu havia dormido apenas 5 horas de sono; então eu estava, digamos, lerda e sonolenta. Fato é que estava no trem torcendo para conseguir dormir a viagem toda e chegar o mais rápido possível em Ipatinga.

Mas então o que me reserva? Um vagão cheio de pessoas ansiosas pela viagem de trem. Havia uma família que estava viajando junta e que pediu para o trem não fazer frio "porque frio dá sono e e a gente não quer dormir, quer aproveitar a viagem". Havia crianças felizes (muito felizes) adorando cada momento; principalmente quando o trem passava no túnel, eles ficavam gritando um pro outro repetidas vezes: "o túnel, o túnel, o túnel". Também não posso esquecer da adolescente ao me lado que muito preparada para a viagem trouxe uns 3 todynhos e ficava tomando o todynho até a última gota fazendo aquele barulhinho irritante.

Enfim, depois de me ver irritada nessa viagem percebi que estava ficando chata. Sim, eu poderia abrir um parêntese e dizer que estava de TPM esse dia e essa seria minha desculpa. Mas percebi que não, que se a gente não se policiar a nossa tendência é ficarmos chatos mesmo. O dia a dia, o meu cansaço, o fato de já ter viajado de trem várias vezes acabaram me impedindo de achar aquela viagem agradável. Tudo estava me irritando. E com razão, na verdade. Eu estava cansada e o trem estava uma barulheira só. Mas e daí? Em que meu mal humor adiantaria? 

Vamos ficando mais velhos e perdemos a sensibilidade de encarar as coisas como diversão. Lembro-me que quando éramos mais novos tudo era festa: lavar o quintal era motivo para brincar com água, acordar cedo pra viajar não era um problema (na verdade a gente nem dormia de tanta ansiedade), andar de ônibus era diversão. Hoje qualquer coisa que tire nosso conforto e inércia nos deixa insatisfeitos. E o pior é que nos irritamos porque as outras pessoas estão se divertindo. Na nossa opinião eles são "bobos alegres", enquanto talvez nós é que sejamos os rabugentos. Ou seja: nos tornamos pessoas chatas. Acredito que o primeiro passo é percebermos nossa chatice e então lutar contra ela. É por isso estou aqui escrevendo esse texto no trem :))