25 de abril de 2022

Amadurecendo com os processos

2022 tem sido um ano de viver e sentir as mudanças que foram acontecendo nos últimos anos em minha vida. A pandemia, a suspensão de muitas atividades presenciais, a instituição do trabalho remoto parcial, a mudança de fase de vida de amigos próximos, a ida do meu irmão para outro país, tudo isso chegou para mim e eu preciso lidar com isso. 

Do ponto de vista do trabalho, tenho optado por trabalhar presencialmente o máximo de dias possível. Me sinto mais focada no meu ambiente de trabalho, mas principalmente, me sinto mais motivada e feliz quando estou no trabalho presencial, frequentando outros ambientes para além da minha casa, interagindo com as pessoas, ainda que em menor quantidade, já que a maioria está em casa. 

Do ponto de vista de estar vivendo uma fase de vida diferente da maioria dos meus amigos, isso tem mexido comigo. Muitas vezes a pergunta é direcionada para Deus: por que Ele não tem me permitido viver o que eu gostaria de viver? Nesse momento a sensação é que eu não passei no teste, e por isso meu castigo é não poder ir para outra fase. 

E nesse sentido, mesmo sem querer a sensação é de solidão; a solidão de habitar sozinha a minha própria pele e viver meus processos sozinha, porque cada um dos meus familiares e amigos estão vivendo seus próprios processos, por mais que me amem, e queiram estar ao meu lado. Todas essas mudanças externas provocaram em mim um sentimento de descolamento da minha vida; um sentimento de não reconhecimento da minha rotina, das minhas escolhas, dos lugares onde estou hoje. 

Não vou negar, tem sido um processo doloroso e regado a lágrimas. Porque são muitas questões, especialmente com Deus e comigo mesma; e são questões de gente adulta, que vão exigir chorar o que eu preciso chorar, mas em algum momento me levantar e decidir continuar crendo no Senhor e na soberania dEle na minha vida; vão me exigir decidir então o que faz sentido para a minha vida e ir atrás disso. 

Mais de uma pessoa me disse que isso é só uma fase, e que vai passar. Sei que foi na melhor das intenções, mas não concordo com essa afirmação. Concordo que a vida tem fases sim, mas do jeito que eles falam parece que eu estou em transição para um outro momento. E que se eu respirar fundo rapidinho outro momento de vida vem. Mas não. Eu estou na vida, ela está acontecendo, e não é uma fase que logo passa; é o que eu tenho para viver, até que Deus decida me colocar em outro processo. E não há nenhum indicativo de quanto tempo esse processo que eu estou vivendo vai durar. E isso me causa mais uma vez o questionamento para Deus: tudo bem me fazer "repetir de ano", mas repetir de ano sem garantias que vou ser aprovada ano que vem? Quem aguenta isso?

Enfim, eu tenho que aprender a aguentar, tenho que amadurecer e viver os processos que Ele tem para mim. Porque é isso que tenho para viver. Mas mais do que isso, é o momento de exercitar a fé de que: 
1. Deus é bom, Ele quer o meu bem e Ele sabe para onde está me conduzindo. 
2. Apesar dos meus erros, dos meus medos e das minhas frustrações, eu estou vivendo o Plano A de Deus para minha vida. 

É preciso amadurecer a fé, e decidir prosseguir. Com gratidão no coração.

Ilustração por: 
Oliver Scully