12 de abril de 2012

O caminho para o céu





Ultimamente tenho ouvido muitas pessoas defendendo que acreditam em Deus e fazem coisas boas e por isso está tudo bem, afinal de contas, o que Deus quer mais dele além disso?
Essa idéia de que “já que eu sou uma pessoa boa Deus está feliz comigo” por mais lógica e confortante que pareça, é muito perigosa. A Bíblia é muito clara em dizer que "a salvação não é por obras", galera. Isso quer dizer o parâmetro de julgamento não vai ser se a pessoa é boa ou má, e sim se ela teme ou não a Deus.
Deus quer muito mais de mim do que apenas ser uma pessoa amável, com quem os outros gostem de conviver. Deus quer tomar conta do meu coração. É algo muito mais profundo e dolorido porque mexe com a minha natureza, com o meu ego. Eu só  vou alcançar o céu no dia que eu for crucificada com Cristo e não mais viver para mim mesma, mas ter um relacionamento tão grande com Deus, de maneira que Ele viva em mim (Gálatas 2:20).
Sobre a questão de ser bom ou não, trata-se de uma discussão maior, sabem. Eu falo por mim: a Beatrice não é naturalmente boa; eu só consigo o ser devido ao Fruto do Espírito que se manifesta em mim. É uma ilusão achar que eu posso ser boa sem que Espírito esteja em mim. Mas ai vocês argumentam: conheço tanta gente que não teme ao Senhor e que faz muita caridade, que é um exemplo de vida. Acredito que essa questão do temperamento, do grau de amor ao próximo que cada pessoa tem depende de vários fatores, como do meio em que a pessoa vive, a educação que ela teve, fatores psicológicos e até mesmo genéticos (por que não?).
         Então aquela clássica pergunta entra em cena: Deus vai condenar essas pessoas, mesmo elas sendo tão boas? Sinceramente, pessoas? Minha mente é muito limitada para imaginar como Deus vai julgar cada um. A única coisa que eu sei é que Jesus é o único caminho para se chegar a Deus e que da mesma maneira que a fé sem obras é morta, as obras sem fé são inúteis. Portanto, acredito que a bondade por si só não leva ninguém para o céu.