26 de maio de 2018

Sonhos, arrependimento e amadurecimento

Participando da dinâmica de quebra-gelo na célula ontem me deparei com a seguinte pergunta: "quando você era criança, o que queria ser quando crescesse?". Engraçado que não foi difícil pensar na resposta. Ela veio naturalmente: eu sonhava em ser jornalista. Sim, eu gostava de ler, de escrever, e meu sonho era especificamente escrever para revistas. Durante muito tempo eu estudei para tentar jornalismo no vestibular. No terceiro ano, porém, repensei minha escolha, refletindo sobre as possibilidades e futuro no jornalismo; e nesse meio tempo, outras possibilidades apareceram como Economia e Administração Pública.

Olhando para minha profissão, minhas habilidades e tudo que já vivi, considero o jornalismo um sonho de criança, mas não há arrependimento algum em ter aberto mão desse sonho. Ainda amo escrever, contudo não é o que faço de melhor. Escrevo para me expressar, para deixar registrado o que estava pensando e sentindo, porque o que gosto mesmo é de voltar e relembrar tudo.

E falando em relembrar, estava lendo as postagens antigas aqui no blog; a primeira é de 13/09/2008. Engraçado ver o quanto eu ainda não tinha vivido, e quais eram meus dilemas na época. Me deparei também com uma Beatrice que estava apagada dentro de mim: alguém que Deus era o primeiro a ser considerado nas circunstâncias mais triviais que fossem. As ansiedades, sonhos e incertezas já existiam, mas apesar da imaturidade havia um pouco mais de fé, um pouco mais de dependência do Criador e nos sonhos dEle para mim. Em que momento a confiança e a consequente decepção em mim mesma passaram a ser maior que essa dependência e a abertura para sonhar?

Vivi muitas coisas nesses 10 anos, que me fizeram ser a pessoa que sou hoje e amadurecer; a despeito das incertezas de coisas menores no dia-a-dia, creio que as decisões que me trouxeram até aqui foram guiadas pelo Senhor. Os sonhos também amadureceram, se concretizaram, ou viraram história. Mas talvez, olhando para dentro e lendo meus textos antigos, esteja faltando trazer à memória quem é esse Deus que eu conheço, que coloca sonhos em nosso coração, e que tem poder para realiza-los.

“Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” -  Filipenses 2.13